COACHING EXECUTIVO, PESSOAL & SOLIDÁRIO

Para fortalecer o protagonismo com que você conduz sua vida pessoal e profissional

Dois Desenvolvimento

Introdução:

O Coaching é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a lidar com nossos dilemas pessoais e profissionais dentro dos grupos e organizações onde atuamos. Com enorme potencial de transformação, a medida que mergulhamos em nossas questões mais íntimas somos capazes de refletir e ampliar nossa consciência a respeito de nós mesmos e do nosso entorno.
O coaching está se tornando cada vez mais conhecido e acessível. A velocidade das mudanças na sociedade, nas empresas e mesmo no nosso dia a dia com impacto da tecnologia, exige que sejamos capazes de lidar com a essência da transformação, o que demanda um trabalho de coaching mais maduro e e consciente capaz de reconhecer e trabalhar paradoxos e incertezas.
A DOIS Desenvolvimento busca constantemente a integração do indivíduo no nível do pensar, do sentir e do agir de modo a conectar as pessoas intimamente ao processo buscando a construção de um plano de ação que seja coerente, que faça sentido e mobilize para a ação.

Dois Desenvolvimento

Coaching Executivo

O coaching se tornou bastante comum nas organizações por uma simples razão: ele funciona. Seu impacto se dá tanto em quem o recebe, o coachee, como nas equipes, nos pares, líderes, clientes e no ambiente organizacional. Podemos dizer sem medo de errar que a grande beneficiária de um processo de coaching de um profissional é a organização onde ele atua. O desenvolvimento de uma organização se dá a partir das pessoas que estão lá. Não é a toa que cada vez mais os responsáveis pela gestão dos recursos humanos estão investindo recursos no desenvolvimento de seus talentos através dessa ferramenta.
Quem precisa de coaching?

Altos Potenciais: Este é o grupo de pessoas que do ponto de vista da organização traz os maiores retornos. Aqui os processos de coaching costumam trazer ótimos resultados, ajudando a identificar os bloqueios e as oportunidades para transformar os potenciais em desempenho.

Transição de Carreira: O Coaching pode acelerar o processo e o tempo de adaptação economizando meses ou anos de erros e atritos desnecessários em situações de mudanças nas transições de carreiras dentro das organizações. Quando um técnico assume uma função de supervisão, um gerente assume uma diretoria, alguém da linha de frente assuma uma posição de staff ou mesmo uma pessoa de fora recém-chegada precisa se adaptar a nova cultura da organização, essas mudanças tiram as pessoas de suas zonas de conforto e podem jogá-las em uma zona de pânico.

Baixa Performance: Pessoas com baixo desempenho também podem se beneficiar. O processo de coaching pode ajudá-las a identificar a causas que a levaram a tal ponto e a mudarem os seus pontos de vista, de como veem as coisas. Mas é importante dizer que coaching não faz milagre. principalmente se esta metodologia for a ultima cartada, a última chance da pessoa. Nesse caso, a chance de não funcionar é muito alta. Investir em coaching apenas para os casos de baixa performance é o caminho mais rápido para tirar a credibilidade desse processo. Sendo provável que não funcione, pode-se criar o estigma na organização de que aquele que faz coaching tem problemas.

Altos Desempenhos: Todos os grandes campeões e atletas de alta performance tem um coach. Não é possível chegar a altos padrões de desempenho e se manter neles sem um coach. Executivos de alta performance e desempenho precisam de coaches para se manter no topo. Onde o coaching funciona melhor? Com os melhores! Estes dão saltos significativos de desempenho com um bom processo de coaching. Um dos instrumentos que auxilia na avaliação de colaboradores é o 9-box grid que avalia o potencial versus o desempenho (horizontal x vertical) cada nível com alto/médio/baixo. É a partir dessa matriz que muitas organizações avaliam e justificam seus investimentos para seus processos de coaching.

Dois Desenvolvimento

Coaching Pessoal

Ao considerarmos pessoas físicas, é muito comum depararmo-nos com aquelas que se encontram em momentos de mudança profissional, insatisfação, desemprego ou mesmo desiludidas com a carreira. E dentro de um processo de coaching elas podem encontrar seu caminho.
É cada vez mais comum encontrar pessoas buscando o coaching para construir sua visão de futuro, planejar sua vida e carreira assim como usar essa ferramenta para organizar, por sua própria conta, seu crescimento profissional. Questões familiares, conflitos pessoais, hábitos e atitudes ou mesmo padrões de comportamento prejudiciais que estão impedindo seu crescimento e a plena satisfação e realização pessoal são possíveis de serem trabalhados com muito sucesso através de sessões de coaching.
O coaching não se propõe a ter a profundidade da maioria das linhas terapêuticas. Na terapia não existe o compromisso explícito com o desempenho e nem com os resultados como no caso do coaching. Processos de coaching costumam ter objetivos bem explícitos, e colocados numa perspectiva temporal. Em geral são muito mais curtos se comparados aos de uma terapia. Embora ambos trabalhem autoconhecimento, o coaching tem um compromisso fundamental com a ação e ele se desenrola no ambiente prático do dia a dia do indivíduo.

Dois Desenvolvimento

Coaching Solidário

Nosso compromisso com o desenvolvimento social e humano procura abrir espaço para todos que realmente desejam trilhar um caminho de autodesenvolvimento. Por isso, praticamos o coaching solidário!

Como funciona?
Reservamos parte de nossa agenda para sessões de coaching com valor estabelecido a partir da metodologia do Ponto de Equilíbrio do participante, um valor que é estabelecido de forma que possa viabilizar o processo do início ao fim sem comprometer seu orçamento.

Essa metodologia é a mesma utilizada no Programa Germinar (da Cooperativa ComViver) e já permitiu que mais de 3000 participantes em todo o território nacional pudessem realizar programas de desenvolvimento independentemente de sua situação financeira.
Acreditamos que se há vontade genuína para o autodesenvolvimento, dons e talentos encontram seu caminho para viabilizar a participação do indivíduo no processo!

O Que Esperar?


Nosso Processo de Coaching é baseado no Processo decisório desenvolvido no NPI (Netherland Pedagogistic Institute) e cedido ao Brasil através de Daniel Burkard e a ADIGO Consultores.

O processo acontece em geral entre 8 a 12 sessões de 60 a 90 minutos de duração, preferencialmente presenciais, podendo também ser feito por Skype em situações especiais.

No primeiro momento, durante a contratação, e feito o alinhamento das expectativas do processo onde o coachee (cliente) define o que espera ao final do trabalho. Na maioria das vezes o desafio é transformar uma demanda genérica, como a do autodesenvolvimento, por exemplo, numa questão específica. Desenvolver o que? por que? para que?

Em seguida, passamos para a fase de exploração e formação de imagem, onde aprofundamos a questão que está sendo trazida. Neste momento é feito o diagnóstico para que a situação possa ser vista da forma mais abrangente possível, explorando fatos, usando ferramentas, fazendo avaliações podendo frequentemente concluir que a questão pode transformar-se ao longo do caminho.

Com uma boa formação de imagem é possível então realizar a construção da visão ou dos objetivos. Nesta etapa vamos construir a situação desejada pelo coachee. Nosso papel é ajudar a estabelecer os objetivos de maneira clara e inspiradora. Basicamente fazemos isso a partir de duas dimensões, Uma que vem do passado para o presente - do que o coachee tem hoje. E a outra, quanto ao futuro - o que ele não quer ter. Incômodos, preocupações, problemas.

Finalmente, uma vez construída a visão avançamos para a criação das ações, projetos, atitudes que transformarão a situação atual na situação futura. A construção do Plano de Ação deve levar em contra ações de curto, médio e longo prazos.

O processo termina com o compromisso e sustentação. O desafio desta fase é a implementação das ações compromissadas. Acompanhar e ver o que está e o que não está funcionando e que correções precisam ser feitas. Quais aprendizados, quais dificuldades e como sustentar o processo.

Dois Desenvolvimento

PDI - Processos de
Desenvolvimento Individual

Acreditamos que para tomar melhores decisões na vida o indivíduo precisa ter consciência de suas limitações e necessidades de aprendizado, assim como estar imbuído de si próprio, seus valores, propósitos, talentos e paixões. Facilitamos o processo de encontro do indivíduo com suas potencialidades, assim como auxiliamos para que o indivíduo encontre caminhos de desenvolvimento que possibilitem a expressão e consolidação das mesmas.